quinta-feira, 31 de março de 2011

Referências e anotações da aula de 31 de março


Reversibilidade

como atua hoje?
no séulo XX ficou marcado pelas vanguardas

Revolução Francesa

Ato criativo - epistemologia, teoria do conhecimento

Alegorias - torre de babel

Anjo - Paul Klee
angústia, vê o passado comod estruição
desassossego, instabilidade




Modernidade vem de uma reflexão num processo metalinguístico

Ciência x Fé
Crença no homem

O que nos move? Causa?
redenção

Glocal

Zeitgeist

Zeitgeist é um termo alemão cuja tradução significa espírito de época, espírito do tempo ou sinal dos tempos. O Zeitgeist significa, em suma, o conjunto do clima intelectual e cultural do mundo, numa certa época, ou as características genéricas de um determinado período de tempo.

O conceito de espírito de época remonta a Johann Gottfried Herder e outros românticos alemães, mas ficou melhor conhecido pela obra de Hegel, Filosofia da História. Em 1769, Herder escreveu uma crítica ao trabalho Genius seculi do filólogo Christian Adolph Klotz, introduzindo a palavra Zeitgeist como uma tradução de genius seculi (Latim: genius - "espírito guardião" e saeculi - "do século"). Os alemães românticos, tentados normalmente à redução filosófica do passado às essências, trataram de construir o "espírito de época" como um argumento histórico de sua defesa intelectual.



The Yes Men


The Yes Men são dois ativistas culture jamming (Jacques Servin e Igor Vamos, conhecidos pelos pseudônimos de Andy Bichlbaum e Mike Bonanno), que denunciam o liberalismo através da caricatura e praticam o que eles chamam "correção de identidade", fingindo ser pessoas poderosas e porta-vozes de organizações proeminentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário